Utilização das Cores


A única fonte de origem da cor é a luz branca ou luz solar. Todos objetos tem este atributo, entretanto, a cor não esta no objeto e sim na luz que sobre ele incide. Um objeto tem determinada cor para nossos olhos, porque absorve alguns elementos da luz branca e reflete outros. Um exemplo: a maçã é vermelha na medida em que reflete os elementos de luz que costumamos denominar de vermelho absorvendo os demais.

Portanto temos dois tipos distintos de reconhecer as cores a cor luz e a cor pigmento.

Cor Luz
- É a denominação da luz solar ou luz branca. A reunião de todas as cores reproduz a luz branca.

Cor Pigmento
- É a substância material que, conforme sua natureza, faz com que os objetos absorvam e reflitam os raios luminosos componentes da luz que inside sobre eles. É uma cor refletida.

Quando um objeto reflete toda luz que o ilumina, adquire a cor branca e se pelo contrário, absorve toda a luz, é visto negro.

Estrela Cromática

Observando e analisando a estrela cromática (cores pigmento) classificamos as cores na seguinte divisão:

Estrela Cromática  

Cores primárias:

  • Magenta (vermelho)
  • Ciano (azul)
  • Amarelo
Cores Primárias São consideradas primárias porque através de misturas dão origem a todas as outras cores. Observe que na Estrela Cromática as cores primárias se encontram no triângulo apontado para cima.
Cores Secundárias:
  • Verde
  • Laranja
  • Violeta

Cores Secundárias

As cores secundárias são o resultado da mistura em proporções iguais de duas cores primárias.
Existem também as cores terciárias, quartenárias, etc... dependendo do número de misturas realizadas, temos assim todas as outras cores.
Propriedades e características das Cores

Cores Quentes

- Magenta
- Laranja
- Amarelo

Cores Frias

- Azul
- Verde
- Violeta

Cores estimulantes, ativas salientes e parecem mais próximas de nossos sentidos. Aumentam o tamanho aparente das coisas e tentam unir.
São tranquilas, quietas, tristes e parecem mais distintas de nossos sentidos. As cores frias diminuem o tamanho aparente das coisas e tendem a desintegrar.

Cores Neutras

O branco e o preto não são consideradas cores.


Conclusão

A melhor dica que podemos tirar proveito neste artigo, é que ao trabalhar com tintas (cores pigmento), não precisamos comprar várias cores, usaremos as cores preto, branco e as três cores primárias (vermelho, azul e amarelo). Com estas cinco cores, podemos criar todas as outras através de misturas.

VOLTAR À PÁGINA INICIAL